Central de Atendimento
                                                  Fone.:
(32) 3215 6333 

                                                  E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.   

Perguntas Frequentes

Quem quer emagrecer deve fazer apenas duas refeições por dia?

Mentira : Um maior número de pequenas porções ingeridas durante o dia ajuda a emagrecer.Para o organismo é mais facil processar cinco refeições pequenas do que duas ou três grandes.Alem disso, seu apetite será menor e o organismo mandará menos reservas para os depósitos de gordura. O importante é não ceder à tentação, transformando cinco refeições menores em verdadeiros banquetes.

As bebidas alcoólicas engordam ?

Verdade : O organismo queima primeiro as calorias fornecidas pelo álcool e manda o resto (as calorias de um canapé ingerido junto com o drink, por exemplo) para ser armazenado.Por isso mesmo, você deve abolir o álcool de sua rotina se quiser realmente emagrecer. A única excessão é um eventual copo de vinho branco sêco ou gin c/tônica diet.

O uso de laxantes auxilia o emagrecimento ?

Mentira : Os laxantes podem causar entre outros problemas ,a desidratação Durante o periodo de duração da dieta,uma pessoa tende a evacuar com menor frequencia ,sem que isso represente qualquer prejuizo para a saude.Mas com o aumento da ingestão de fibras , a tendencia é normalizar seu funcionamento.Existem casos em que o paciente tem um baixo metabolismo, o que dificulta tambem a evacuação.Com a regularização deste metabolismo haverá uma melhora no funcionamento dos intestinos e tambem um emagrecimento mais progressivo !

Problemas emocionais dificultam o emagrecimento?

Verdade: Uma pessoa ansiosa tende a ingerir maior quantidade de alimentos sem se dar conta, alem de ter seu metabolismo alterado .O ideal é só dar início a uma dieta para garantir o visual externo quando o seu "eu "interior estiver em dia. Alem disso, o melhor motivo para fazer dieta é porque voce se ama e quer parecer e sentir se melhor . Nestes casos de muita ansiedade aparece a fome compulsiva, na maioria das vezes a pessoa não percebe que comeu . Quando se dá conta, se toca e fica arrependida do que já comeu.Contra esta fome compulsiva usamos a auriculoterapia (micro-agulhas na orelha) , as quais vão promoveum controle nesta ansiedade, sem o efeito colateral dos calmantes .


Comer apenas frutas ajuda a emagrecer ?

Mentira : Apesar de conter menor quantidade de calorias do que um sorvete de chocolate , por exemplo ,algumas frutas tambem tem muitas calorias .O abacate e a banana são provas disso .Por outro lado ,apenas a ingestão de frutas é insuficiente para suprir as necessidades vitaminicas de uma pessoa adulta .Dessa forma nunca faça uma dieta da moda, sem ouvir a opinião de um profissional.

Mastigar várias vezes a comida ajuda a emagrecer ?

Verdade : Quanto mais tempo voce dedicar à mastigação, melhor.Quem come muito rapido tem tendencia a comer mais, sem dar muita atenção ao sabor dos alimentos. A comida demora para ser absorvida, ir para o sangue e dar a informação de saciedade ao cerebro. Dê mais atenção às cores e ao formato da comidaque voce tem no prato e lembre-se que a digestão começa pela boca, onde já há a digestão dos carbohidratos .

Qualquer dieta, desde que seja de até 1.200 calorias dá resultado ?

Mentira : Muitas pessoas que chegam a consumir até menos de 500 calorias por dia, não conseguem emagrecer, tem muito a ver com combinação alimentar, carbohidratos, etc. Mesmo aquelas que conseguem emagrecer ingerindo poucas calorias, ao passar de alguns meses, param de emagrecer e tendem a retornar ao peso inicial. porque como elas consomem poucas calorias , depois de certo tempo o organismo passa a gastar menos energia. Uma dieta deve proporcionar nutrição balanceada sem causar anemia , diminuir o impulso sexual ou transformar seu seguidor numa pessoa nervosa ou cheia de efeitos colaterais .Quanto mais a dieta combinar com o estilo de vida e o paladar, maiores as chances de dar certo .

O pensamento positivo é um Santo Remédio ?

Verdade : Imaginar-se com o corpo ideal auxilia a manter a força de vontade quando se estiver prestes a desistir . Mentalizar um corpo esbelto e saudável e manter-se longe dos pessimistas de plantão irá melhorar seu estado de espírito e suas chances de vitória.

O período pré-menstrual contribui para o aumento de peso?

Verdade: Mudança de hormônios afetam realmente o comportamento alimentar nos dias pré-menstruais .Para a maioria das mulheres,aumenta a vontade de ingerir doces ,além de ocorrer uma ligeira retenção de líquidos.Se os sintomas forem muito fortes,talvez seja necessário procurar um especialista antes de dar início à dieta.Então se esqueça de diminuir o consumo de sal.


Existem agora no mercado comprimidos e fórmulas modernas para emagrecer que não causam mal à saude ?

Mentira :Não !! Apesar de muitos especialistas afirmarem que sim, NÃO existe até hoje no mundo uma formula ou comprimido para emagrecer, a maioria deles é composto por anfetaminas(femproporex, fenilona, sibutramina, mazindol,anfepramona.) ( moderadores do apetite ), que muito mal causam ao sistema nervoso, causando nervosismo , ansiedade, depressão , insônia, diminuição da memória, frigidez sexual, desentendimento familiar , etc.Participam tambem desta panacéia farmacológica , os laxantes, antidepressivos(fluoxetina, sertralina) diuréticos(furosemida),calmantes(diazepam,bromazepam) como tambem os hormônios tireoidianos(triiodotironina, tiratricol) que são usados indiscriminadamente, o que leva a uma taquicardia (batedeira), aumento da pressão arterial, etc .Alerta tambem às chamadas formulas "homeopáticas",que na maioria das vezes são estas mesmas anfetaminas, que muito mal fazem à saude e aparecem camufladas.

Sauna Emagrece ?

Mentira : Sauna não emagrece. Todo peso perdido é decorrente da perda de líquidos, e logo após a sua ingestão, o peso volta ao normal.


Existe obesidade mais e menos nociva à saúde ?

Verdade : Além do grau da obesidade( quanto mais gordo o indivíduo, maior o seu risco ), a distribuição da gordura no corpo também é fator de risco. Assim, quando a pessoa tem acúmulo de gordura no tórax ( "estômago alto" ), e principalmente na barriga( obesidade central ou em maçã ), a possibilidade de ocorrer diabetes, pressão alta, colesterol elevado, problemas cardíacos é muito maior do que se tivesse excesso de gordura nos membros e nádegas ( obesidade periférica ou em pêra ). A obesidade central tambem é chamada de andróide, porque ocorre mais no sexo masculino, e a periférica de ginóide por ser mais comum nas mulheres.

 

Exercícios físicos são importantes em um programa de emagrecimento ?

Verdade : Os exercícios físicos auxiliam o emagrecimento por 2 motivos :aumentam o gasto calórico e tendem a relaxar a pessoa, diminuindo a ansiedade e a compulsão alimentar.Adicionalmente, se realizados adequadamente, tem efeito benéfico para o coração, pressão arterial, pulmões, etc.Embora existam atividades físicas mais completas do que outras(natação, por exemplo), o melhor exercício é mesmo aquele que a pessoa gosta de fazer, porque dá continuidade ao mesmo.Devemos alertar, no entanto, que é muito difícil perder peso apenas com exercícios:1 hora de caminhada em ritmo moderado leva à perda de 300 calorias, ao passo que com 2 bolas de sorvete cremoso, a pessoa adquire 400 calorias.Desta forma, os exercícios físicos são muito bem vindos, como auxiliares da dieta de emagrecimento.É bom lembrar ainda que , ao exercitar-se regularmente, voce aumentará a sua massa muscular à medida em que perde gordura.

Mitos e verdades

Mito ou verdade: beber água em jejum emagrece?

MITO
A água é essencial para o bom funcionamento do intestino, devido às suas inúmeras funções. O consumo indicado é de 2 a 3 litros por dia.Porém apenas a ingestão de água não elimina peso,muito menos se for tomada em jejum.Para que haja o emagrecimento é fundamental modificar maus hábitos alimentares e ter o balanço energético negativo,ou seja, comer menos calorias e gastar mais.

Mito ou verdade: comer alimentos ricos em carboidratos à noite engorda?

MITO
É fundamental comer alimentos ricos em carboidratos em todas as refeições. Para que a alimentação esteja balanceada, ela precisa distribuir bem: carboidratos, proteínas e lipídeos. Por isso, o carboidrato deve ser consumido também à noite, mas claro na quantidade adequada, sem exageros.

Mito ou verdade: ficar sem comer emagrece?

MITO
Totalmente errado. Deixando de comer você poder tornar o seu metabolismo mais lento, dificultando a eliminação de peso. Além disso, após ficar sem comer um período, é comum a compulsão alimentar, ou consumo de alimentos em maior quantidade. Para que ocorra a eliminação de peso é fundamental comer de forma fracionada, na quantidade certa.

Mito ou verdade: comer banana reduz cãibra?

VERDADE
Existem vários motivos que podem levar as pessoas a terem cãibras, como a falta de cálcio, pela produção de ácido láctico, quando se faz força muscular ou pela falta do potássio. A banana é rica em potássio e realmente pode contribuir para o desaparecimento das cãibras, se este for o motivo das mesmas.

Mito ou verdade: abacate engorda?

MITO
O abacate é realmente uma das frutas mais calóricas, mas se consumida em quantidade adequada não causa ganho de peso. Ao contrário do que muitos pensam, a gordura presente no abacate não é a gordura saturada e assim o tipo de gordura saudável, a insaturada, capaz de reduzir o colesterol LDL (ruim).

Mito ou verdade: beber líquido durante as refeições aumenta a barriga?

MITO
Beber líquidos durante as refeições não engorda. No entanto, é indicado o consumo de somente um copo de água ou qualquer outra bebida para que não ocorra aumento de peso, ou qualquer desconforto. Mas o excesso de líquidos e alimentos pode dilatar o estômago e trazer ganho de peso. Isso sim pode aumentar a gordura corporal até na região abdominal.

Mito ou verdade: margarina é mais saudável que manteiga?

VERDADE
A margarina é menos saudável do que a manteiga, por que possui gordura do tipo trans, já que para que se torne da consistência adequada ela sofre o processo de higrogenação, onde a gordura insaturada passa a ter a estrutura de gordura do tipo trans. Este tipo de gordura aumenta o LDL-colesterol e diminui o HDL-colesterol, sendo assim, é mais prejudicial à saúde do que a manteiga, que por ser de origem animal somente aumenta o LDL-colesterol. O ideal é consumir outras formas de gordura como o azeite de oliva e os óleos vegetais na sua forma natural.

Hoje no mercado já existem margarinas isentas de gordura trans. Este tipo de margarina sim, pode ser mais saudável do que a manteiga.

Mito ou verdade: consumir tomate ou molho de tomate pode diminuir os riscos de câncer de próstata?

VERDADE
Existem alguns estudos que comprovam que o consumo de tomate ou molho de tomate, por serem ricos em licopeno, diminuem as chances de aparecimento de câncer de próstata. Porém, existem outros vários fatores que podem influenciar no surgimento da doença, mas a prevenção é fundamental. Se alimente bem, com alimentos saudáveis e previna doenças.

Boas Novas

Em breve.

Teste seu Coração

..

Mais artigos...

  1. Dicas de Saúde

 

 

Faça seu Login