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Os nossos conselhos sobre Colesterol

 Níveis elevados de colesterol estão associados com aterosclerose e doenças coronarianas. As recomendações dietéticas habituais são para uma ingestão diária de colesterol inferior a 300 mg, quantidade que representa cerca de 50% da quantidade ingerida pelos norte-americanos. O colesterol, popularmente chamado de gordura do sangue, é uma substância gordurosa, esbranquiçada e sem odor. Não existe nos vegetais, apenas no organismo dos animais. Em pequenas quantidades, é necessário para algumas funções do organismo; em excesso, causa problemas. 

Encontrado em todas as células do organismo, é utilizado para a produção de muitas substâncias importantes, incluindo alguns hormônios e ácidos biliares. 
O aumento do Colesterol
Muitos fatores podem contribuir para o aumento do colesterol, como tendências genéticas ou hereditárias, obesidade e atividade física reduzida, porém, um dos fatores mais comuns é a dieta. 

A dieta rica em colesterol inclui grandes quantidades de alimentos de origem animal: óleos, leite não-desnatado e ovos. As gorduras, sobretudo as saturadas, contribuem para o problema do colesterol elevado. 
A gordura saturada é um tipo de gordura que, quando ingerida, aumenta a quantidade de colesterol no organismo. Está presente principalmente em alimentos de origem animal. A carne vermelha, mesmo quando aparentemente "magra", possui moléculas de colesterol entre suas fibras e deve ser evitada. As margarinas light ou diet devem ser as escolhidas em substituição à manteiga. 

As gorduras insaturadas estão presentes principalmente em alimentos de origem vegetal. Elas são essenciais ao organismo, mas o corpo humano não tem condição de produzi-las, sendo utilizado o processo alimentar. A substituição de gorduras saturadas por insaturadas na dieta pode auxiliar a reduzir o colesterol no sangue. Por isso, quando quiser deixar o pão mais saboroso, prefira a margarina light ou diet à manteiga. 

O bom e o mau Colesterol

Podemos dizer que existem vários tipos de colesterol circulando no sangue. O total da soma de todos eles chama-se "Colesterol Total". Como já vimos, colesterol é uma espécie de "gordura do sangue", e como gorduras não se misturam com líquidos, o colesterol é insolúvel no sangue. Por isso, o colesterol precisa da "carona" de certas proteínas para cumprir as suas funções. A associação dá origem às chamadas lipoproteínas, essas sim, são aptas a viajar por todo o organismo via corrente sangüínea. As lipoproteínas - ou apenas colesterol - assume algumas formas, sendo divididas em "bom colesterol" (HDL - high density, ou alta densidade) e "mau colesterol" ( LDL - low density ou baixa densidade). Pesquisas provaram que o bom colesterol (HDL), retira o colesterol das células e facilita sua eliminação do organismo. Por isso é benéfico ao organismo. Já o mau colesterol (LDL), faz o inverso: ajuda o colesterol a entrar nas células, fazendo com que o excesso seja acumulado nas artérias sob a forma de placas de gordura. Justamente por isso traz diversos malefícios.  

Os níveis de Colesterol
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, os níveis ideais de colesterol no sangue devem ser: 
Em prevenção primária, ou seja, em quem nunca teve qualquer acidente vascular:

- Colesterol Total - abaixo de 200mg/dL de sangue; 
- Bom Colesterol (HDL) - acima de 45mg/dL de sangue; 
- Mau Colesterol (LDL)-abaixo de 135mg/dL de sangue. 
 Em prevenção secundária, ou seja, em quem já apresentou algum acidente vascular     (coronarianos, cerebrais ou periféricos):     - Colesterol Total - abaixo de 200mg/dL de sangue; 
    - Bom Colesterol (HDL) - acima de 55mg/dL de sangue; 
    - Mau Colesterol (LDL)-abaixo de 115mg/dL de sangue.

 O que fazer para diminuir o nível do mau Colesterol

 Além de uma alimentação equilibrada, há outras maneiras de evitar o aumento do colesterol e até mesmo diminuí-lo: 

- Fazer exercícios físicos - a atividade física pode ajudá-lo a emagrecer e a diminuir suas tensões. Controlando o peso, fazendo exercício ou praticando esporte, você se sente melhor e diminui o risco de infarto; 
- Não fumar - o cigarro é um fator de risco para doença coronária. Aliado ao colesterol, multiplica os riscos; - Evitar o estresse - uma vida com menos estresse também, diminui o risco de infarto. Procure transformar suas atividades diárias em algo que lhe dê satisfação; 
- Fazer uma dieta com baixos níveis de gordura e colesterol - seja rigoroso no controle da alimentação. 

Lembre-se de que todos os alimentos de origem animal têm colesterol. Portanto, dê preferência a alimentos de origem vegetal: frutas, verduras, legumes e grãos.

Alimentos que ajudam a diminuir e a aumentar o Colesterol
Há alimentos que ajudam a reduzir as taxas de colesterol no sangue, assim como também existem os que devem ser evitados. Para isso, preste atenção nas duas listas abaixo: 

Alimentos ricos em colesterol: 

Bacon 
Chantilly 
Ovas de peixes 
Biscoitos amanteigados 
Doces cremosos 
Peles de aves 
Camarão 
Queijos amarelos 
Carnes vermelhas "gordas" 
Gema de ovos 
Sorvetes cremosos 
Creme de leite 
Lagosta 
Vísceras 

Alimentos que ajudam a reduzir o colesterol
 
  
Aipo 
Couve-de-bruxelas 
Bagaço da laranja 
Ameixa preta 
Ameixa preta 
Couve-flor 
Mamão 
Amora 
Damasco 
Mandioca 
Azeite de oliva 
Ervilha 
Pão integral 
Aveia 
Farelo de aveia 
Pêra 
Cenoura 
Farelo de trigo 
Pêssego 
Cereais integrais 
Feijão 
Quiabo 
Cevada 
Figo 
Vegetais folhosos 

Pronto, você já sabe o que é o colesterol e como evitá-lo. Na próxima vez que for fazer suas compras, opte por alimentos que ajudem a diminuir o colesterol e pense duas vezes antes de faltar à academia. Seu corpo agradece duplamente! 

 

 

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